Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Exclusivo: A bomba de Palocci contra Lula e o PT

Ex-ministro diz em delação que Kadafi, líder líbio morto em 2011, deu 1 milhão de dólares à campanha de Lula em 2002; ação pode levar à cassação do partido

Publicado por Caio Rivas
há 6 anos


A imagem acima foi captada no encontro da Cúpula América do Sul-Áfri­ca, que aconteceu na Venezuela em 2009. Lula era presidente do Brasil pela segunda vez e o ditador Muamar Kadafi ainda comandaria a Líbia por mais dois anos, antes de ser deposto, capturado e executado. Não é uma cena protocolar, como se observa no aperto de mão informal. A fotografia retrata dois líderes que se diziam “irmãos”. Durante 42 anos, Kadafi governou a Líbia seguindo o protocolo dos tiranos. Coronel do Exército, ele liderou um golpe em 1969. No poder, censurou a imprensa, reprimiu adversários e impôs leis que permitiram punições coletivas, prisão perpétua, tortura e morte a quem contrariasse o regime. Dinheiro líbio também financiou grupos terroristas e movimentos políticos em vários cantos do planeta. Entre os que receberam recursos da ditadura líbia estavam, de acordo com o ex-minis­tro Antonio Palocci, o PT e seu líder máximo, o ex-presidente Lula.

A revelação de Palocci está contida na sua proposta de delação entregue ao Ministério Público. Segundo ele, em 2002 Kadafi enviou secretamente ao Brasil 1 milhão de dólares para financiar a campanha eleitoral do então candidato Lula. Fundador do PT, ex-­prefeito de Ribeirão Preto, ex-ministro da Fazenda do governo Lula e ex-­chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, Palocci esteve no centro das mais importantes decisões do partido nas últimas duas décadas. Condenado a doze anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, há sete meses ele negocia um acordo de delação premiada. Em troca de redução de pena, compromete-se a contar detalhes de mais de uma dezena de crimes dos quais participou. Um dos capítulos da colaboração trata das relações financeiras entre Lula e o ditador líbio — e tem potencial para fulminar o partido e o próprio ex-presi­dente.

Fonte: https://veja.abril.com.br/política/exclusivoabomba-de-palocci-contra-lulaeo-pt/amp/?__twitter_im...

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações652
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exclusivo-a-bomba-de-palocci-contra-lula-e-o-pt/529678547

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Palocci só precisa tornar público todo o aparato petista de lavagem de dinheiro para destruir o partido.

Imaginem, do dia pra noite, o partido ter todo o caminho desvendado e todos os nomes dos laranjas publicados ... a logística iria virar pó e não se faz outra assim em pouco espaço de tempo ... sem contar que, devido ao risco maior e outros meios além dos usuais, isso custaria infinitamente mais caro. continuar lendo

Não subestime a capacidade desse pessoal para engendrar meios para retomar e se manter no poder.

Lembre-se: parece existir uma parcela considerável da população que dará a vida pelo Lula, mas antes dará todo seu dinheiro para financiar o "retorno triunfal do 'jesus brasileiro'". continuar lendo

Eles só têm os votos dos ignorantes e dos fanáticos, mas estarão sob vigília mais do que nunca. Se pisarem na bola será bem mais difícil se manterem no podere se Palocci der o caminho das Índias, o PT vai ficar mais acuado.

O que os petistas gostariam era de ter o poderio militar em seu favor, mas isso vai ficar na vontade. continuar lendo

Uma parcela significativa destes atuais eleitores de Lula são pessoas que acreditam que o Brasil poderia retornar ao primeiro mandato — e o início do segundo — de Lula, onde as condições econômicas eram favoráveis (até porque Lula seguia as políticas econômicas do antecesssor, consideradas liberais) e havia uma sensação social boa artificialmente. Para piorar, o Temer criou uma sensação para os imediatistas de “ruim com o PT, pior sem ele” graças às reformas e a população estar sentido os efeitos da crise — que, daí sim por ignorância, não sabem ou não vinculam às políticas econômicas do final do governo Lula e de todo o governo Dilma. E ainda tem umas figuras que acham que Lula é uma figura à parte do PT.

Não se pode subestimar a campanha do PT. continuar lendo

E será que aqueles 30% da população que ainda consideram que Lula é seu "Jesus" terão capacidade ou sequer interesse em saber quem foi Muamar Kadafi?

Basta que uma Gleisi qualquer diga que Kadafi "foi um grande líder perseguido assim como o Lula" que o pessoal vai colocar fotos de Kadafi na parede da sala, ao lado das fotos de Lula, Hugo Chavez e Fidel Castro. continuar lendo

"Diga-me com quem andas que eu te direi quem tu és". continuar lendo

Neerja Bhanot permanece viva em nossos corações. continuar lendo