Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Homicídios em SP demoram mais que o dobro do prazo legal para serem julgados

Publicado por Caio Rivas
há 7 anos

Um homicídio no estado de São Paulo demora mais do que o dobro do prazo legal para ser julgado, revela uma pesquisa do Instituto Sou da Paz divulgada em primeira mão pela GloboNews nesta quarta-feira (19).

O prazo legal para concluir um processo de homicídio (desde a descoberta até o primeiro julgamento) é de 316 dias. No estado de São Paulo, porém, "os processos mais recentes demoram 670 dias, sem considerar os recursos que a defesa do réu pode pedir”, disse Bruno Langeani, coordenador do instituto.

Há alguns anos, o processo era ainda mais complicado. Em 2009, o processamento do homicídio levava, em média, 2.689 dias para ser julgado, de acordo com o levantamento.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que “não comenta estudos cuja metodologia desconhece"."No entanto, cabe destacar que a Polícia Civil do Estado de São Paulo esclareceu 1.501 casos de homicídios dolosos em 2016, o que representa 43% das ocorrências registradas naquele ano”.

No Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste, há processos que chegam a ser julgados 10 ou 15 anos depois do crime.

José Valdo da Silva, por exemplo, sofre por não ter visto a Justiça ser feita, mesmo seis anos depois que o filho de 17 anos foi assassinado. “Ele era meu companheiro, meu amigo, meu parceiro”, disse José, muito emocionado. “Está sendo uma briga acirrada, e nós nem queremos valores. Não existe dinheiro no mundo que substitua uma vida”, continuou.

Processo sem réu

O desembargador Edson Brandão, da área criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), diz que os prazos legais são irreais no Brasil. “Temos estados em que a polícia está sem receber”, questiona. “Por exemplo, na lei diz que são 30 dias para a investigação. Agora, como fazer isso no Rio de Janeiro, com 80 mil mortes que sequer se identificou quem matou?”, continuou.

A maioria dos casos de assassinato no país são arquivados, sem sequer um suspeito no banco dos réus. O Ministério da Justiça estimou que apenas 8 em 100 mortes violentas são esclarecidas. Especialistas acham que o número é ainda maior.

“Infelizmente, não temos um indicador nacional de esclarecimento de homicídios. O Sou da Paz, inclusive, busca isso com o Conselho Nacional do Ministério Público para que a gente saiba claramente quantos casos são esclarecidos em São Paulo”, disse Bruno Langeani, coordenador do Sou da Paz. “A imagem que o Estado transmite é de que tudo bem tirar vidas de forma violenta”, completou.

A SSP disse, em nota, que “as políticas públicas de combate aos crimes contra a vida permitiram que o Estado atingisse o índice de 7,89 casos por 100 mil habitantes, patamar mais baixo da série histórica iniciada em 2001. A média do país é de 25,7 homicídios por 100 mil habitantes”.

Fonte: Por Victor Ferreira, GloboNews, São Paulo


  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homicidios-em-sp-demoram-mais-que-o-dobro-do-prazo-legal-para-serem-julgados/479854025

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)