Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sites do TJ-SP, MP-SP e governo do estado saem do ar após ataque mundial

Publicado por Caio Rivas
há 7 anos

No mesmo dia em que um ataque cibernético mundial atinge sistemas de comunicação em diferentes países, saíram do ar os sites do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Ministério Público, enquanto o portal do governo estadual oscilava na tarde desta sexta-feira (12/5).

O TJ-SP afirma que a medida é uma precaução, pois não há registro de qualquer computador atacado. O tribunal e o MP-SP já determinaram que todos os fóruns, prédios do Judiciário paulista e promotorias mantenham computadores desligados nesta sexta. O incidente “provavelmente” suspenderá prazos processuais, segundo a Assessoria de Imprensa do TJ-SP, mas ainda não há determinação oficial.

A Softplan, empresa responsável pelo portal e-Saj (sistema eletrônico do Tribunal de Justiça), recebeu o comunicado de que deveria desconectar a ferramenta por cautela.

O maior risco está aos computadores de usuários que forem contaminados por vírus, e não ao banco de dados, de acordo com Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan. Segundo ele, o sistema de segurança no tribunal tem várias barreiras para impedir acesso de terceiros aos dados processuais.

A Globo News afirma que passa de 70 o número de países atingidos. O ataque, conforme a emissora, embaralha informações digitais e cobra bitcoins (moeda digital) para que o usuário volte a acessar dados normalmente.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, ao menos 16 hospitais públicos do Reino Unido tiveram computadores bloqueados, e também há relatos de problemas em países como Rússia, Japão, Turquia, Filipinas e Alemanha.

* Texto atualizado às 16h10 do dia 12/5/2017 para acréscimo de informações.

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sites-do-tj-sp-mp-sp-e-governo-do-estado-saem-do-ar-apos-ataque-mundial/457735760

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)