Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Suprema Corte da Rússia bane Testemunhas de Jeová do país

Decisão da Suprema Corte russa proibiu Testemunhas de Jeová no país

Publicado por Caio Rivas
há 7 anos

Segundo a decisão, a denominação foi considerada uma "organização extremista", que agora terá de entregar todas as suas propriedades para o Estado - são pelo menos 395 templos espalhados pelo território russo.

Qualquer tipo de prática da religião a partir de agora também será criminalizada.

O procurador de Justiça Svetlana Borisova, um dos autores da ação, disse à agência de notícias Interfazas que as Testemunhas de Jeová representam "uma ameaça aos direitos dos cidadãos, à ordem pública e à segurança pública".

Borisova também afirmou que a oposição dos adeptos dessa religião a se submeterem a transfusões de sangue viola as leis russas de saúde.

Representantes das Testemunhas de Jeová já disseram que tentarão apelar da decisão junto à Corte Europeia dos Direitos Humanos.

A religião foi fundada nos Estados Unidos no fim do século 19 e, durante o regime de Josef Stálin na União Soviética, foi proibida por lá - milhares de seguidores acabaram enviados para a Sibéria à época.

Seus integrantes são conhecidos por sua pregação de porta em porta e pela rejeição ao serviço militar e a transfusões de sangue.

Briga na Justiça

Quando o caso começou a ser julgado, na quarta-feira, advogados que representavam o movimento apresentaram um recurso argumentando que os seguidores da religião eram vítimas de repressão política e que a ação da Procuradoria era "ilegal".

O procurador de Justiça afirmou, por sua vez, que as atividades das Testemunhas de Jeová violavam "a lei russa de combate ao extremismo" e que seus panfletos incitavam o ódio contra outros grupos.

Um deles, segundo a correspondente da BBC Sarah Rainsford, citava o romancista Leon Tolstói ao descrever a doutrina da Igreja Ortodoxa Russa como superstição e feitiçaria.

Já Yaroslav Sivulsky, representante das Testemunhas de Jeová, respondeu que o movimento não tem nada relacionado ao extremismo e disse que, em todos os casos que foram parar na Justiça, seus argumentos nunca foram ouvidos.

"Eu jamais pensaria que isso seria possível na Rússia moderna, onde a Constituição garante liberdade de prática religiosa."

Estima-se que 175 mil pessoas sigam a religião agora proibida no país.

Segunda proibição

O regime de Stálin baniu não só as Testemunhas de Jeová, mas também outras religiões cristãs. A proibição só foi revogada pela Rússia em 1991.

Nos últimos anos, porém, o governo foi endurecendo suas atitudes em relação ao movimento, Em 2004, um grupo foi banido após acusações que envolviam recrutar crianças e proibir fiéis de aceitar assistência médica.

Segundo o grupo de direitos humanos Sova, uma "campanha oficial repressiva" tem sido conduzida contra a religião há anos, e muitos de seus membros teriam sido atacados fisicamente.


Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39663034

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1547
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suprema-corte-da-russia-bane-testemunhas-de-jeova-do-pais/451065113

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se o que aconteceu no Brasil acontecesse na Rússia, a turma do Lula seria banida, porque, segundo o Break News da Band, ele tem mais testemunhas do que Jeová. continuar lendo

Matéria interessante.
Vamos aguardar o desfecho. continuar lendo

Isso é que é Estado laico...

Qualquer semelhança com certas idéias e seus defensores aqui na Terrinha, não será mera coincidência continuar lendo

É claro que não haveria tamanha preocupação com religiões se elas não fossem extremistas.

Por outro lado, banir é um enorme erro.
A religião é sempre mais forte onde falta mais informação e cultura.
Campanhas educativas serão muito mais eficientes contra qualquer conduta humana fundada na ignorância.
As religiões, evidente, são a principal fonte de comportamentos imorais, contra o próprio indivíduo e contra a sociedade, justamente porque se valem (e exigem) ignorância.
Não é possível proibir alguém de ser ignorante. É preciso educá-lo. continuar lendo