Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Cuba pós-Fidel: entre o Vietnã e a Coreia do Norte

Assim como a morte de Le Duan permitiu que o Vietnã abrisse a economia, Cuba pode ter o seu momento de alívio.

Publicado por Caio Rivas
há 7 anos

Com a morte do ditador Fidel Castro, a ilha de Cuba fica entre duas alternativas: Vietnã ou Coreia do Norte.

“Este evento pode ser como a morte de Le Duan no Vietnã em 1986. Foi isso o que permitiu uma eleição mais liberal no Congresso do Partido Comunista e o pacote de reformas ‘doi moi’, que abriu o país”, diz o economista Rafael Romeu, da Associação para o Estudo da Economia Cubana, em Washington.

Essa perspectiva é baseada na ideia de que Raúl Castro, que assumiu o poder em 2008, seria mais propenso a permitir mudanças econômicas, mas não teria ido adiante por causa da influência do irmão Fidel.

A China, por exemplo, demorou apenas cinco anos para realizar todas as reformas necessárias. Raúl está no poder há oito anos e nada mudou.

Mesmo decisões para permitir que as pessoas tocassem negócios próprios depois foram revertidas. Em vários casos, o governo aumentou tanto os controles e os impostos que as atividades ficaram impraticáveis. Cuidadores de banheiros públicos precisam seguir preços tabelados e devem pagar taxas para a ditadura. Taxistas que andam de coco-taxi, um carro de fibra de vidro impulsionado por uma moto, só podem cobrar dos clientes com base no taxímetro, o qual é vigiado pelos oficiais do governo.

A outra possibilidade é a de que os políticos e militares do regime, com medo de perder os privilégios, fechem ainda mais o sistema político. Nesse caso, a ilha se tornaria uma versão caribenha da Coreia do Norte.

Fonte: VEJA

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações169
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cuba-pos-fidel-entre-o-vietna-e-a-coreia-do-norte/409570460

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)