Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Extremismo religioso e guerra das drogas lideram o ranking mundial de mortos

Quantidade de conflitos ao redor do mundo diminui, mas número de mortes sobe.

Publicado por Caio Rivas
há 8 anos

Extremismo religioso e guerra das drogas lideram o ranking mundial de mortos

Combatente do Estado Islâmico segura arma e bandeira do grupo extremista na cidade iraquiana de Mossul


Os conflitos do ano passado foram menores em número, mas causaram mais mortes, segundo um informe do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês). O levantamento coloca as guerras civis na Síria e no Iraque e a das drogas no México como as principais causadoras de mortes.

De acordo com o IISS, foram registrados 42 conflitos armados no mundo, como guerras civis e insurreições, por exemplo. São 21 a menos do que em 2008, quando o instituto, conhecido pelos balanços sobre a situação das Forças Armadas dos Estados, fez seu primeiro informe.

Mas, se em 2008 os conflitos provocaram 56 mil vítimas, em 2014 foram registradas 180 mil mortes. A guerra civil na Síria, com seus 70 mil mortos em 2014, foi a principal causadora desse aumento. O avanço do Estado Islâmico no Iraque, que já deixou mais de 18 mil mortos, foi o segundo fator para elevar as fatalidades em conflitos armados.

Já no México, foram 15 mil mortes, três mil a menos do que em 2013. No caso mexicano, o documento afirma que as “sucessivas ondas de violência sugerem que o país continua enfrentando ameaças complicadas contra sua segurança”.

Disputas dentro de cidades

O conflito israelense-palestino também foi responsável por mais mortes nesse ano, com 2,5 mil óbitos, a maioria de civis durante a invasão israelense à Faixa de Gaza. Guerras na Líbia, no Iêmen e na República Centro-Africana também contribuíram para o aumento.

Segundo Nigel Inkster, diretor de Ameaças Transnacionais e Risco Político do IISS, um dos motivos do aumento é a expansão de muitos conflitos para dentro das cidades.

— Guerras em cidades, o que cada vez ocorre mais, quase por definição aumentam as probabilidade de uma maior concentração de mortes de civis — explicou Inkster.

Fonte: O Globo

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações798
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extremismo-religioso-e-guerra-das-drogas-lideram-o-ranking-mundial-de-mortos/321685855

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Para que serve a guerra às drogas? Para matar pessoas? continuar lendo