Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Trump diz que tortura funciona, mas deixará decisão para CIA e Defesa

Em Washington

Publicado por Caio Rivas
há 7 anos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que o uso da técnica de simulação de afogamento como ferramenta para obtenção de informações em interrogatórios funciona, mas acrescentou que vai deixar a decisão sobre o uso ou não do procedimento para a CIA e o Departamento de Defesa.

Trump afirmou, em entrevista à emissora ABC, que será transmitida na íntegra mais tarde nesta quarta-feira (25), que vai confiar nas avaliações do diretor da CIA, Mike Pompeo, e do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, entre outros, sobre o uso da técnica.

"E se eles não quiserem usar, tudo bem. Se eles quiserem, então eu irei trabalhar nesse sentido. Eu quero fazer tudo dentro do limite do que somos autorizados a fazer se for legal... Se eu acho que funciona? Com certeza acredito que funciona", afirmou.

"Quando o Estado Islâmico está fazendo coisas que nunca ninguém ouviu desde os tempos medievais, eu me oporia à simulação de afogamento?", questiona Trump. "Devemos combater o fogo com fogo."

Barack Obam, antecessor de Trump, assinou em 2009 decreto vetando simular afogamento e outros métodos conhecidos como Técnicas Avanças de Interrogatório, que foram denunciadas por parlamentares e grupos de direitos humanos como tortura.

Mattis, secretário da Defesa de Trump, já se manifestou contrariamente à prática de tortura. Ele teria dito a Trump: "Me dê um maço de cigarros e umas cervejas, e eu consigo mais com isso do que com tortura". (Com agências internacionais)


Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/01/25/trump-diz-que-tortura-funciona...

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações166
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trump-diz-que-tortura-funciona-mas-deixara-decisao-para-cia-e-defesa/421834334

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)