Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cientistas afirmam que maconha não é "porta de entrada" para outras drogas

Publicado por Caio Rivas
há 8 anos

Pessoas contra a legalização da maconha costumam argumentar que ela é uma “porta de entrada” para outras drogas e que seus usuários têm uma maior probabilidade de experimentarem drogas mais pesadas, como a heroína.

Há apenas um problema com este argumento: se você analisar gráficos relacionados ao uso de drogas nos Estados Unidos nos últimos 40 anos, verá que ele não é verdadeiro.

Uma análise de dados sobre o uso de drogas coletados há décadas nos Estados Unidos - divulgados no site do Instituto Baker para Políticas Públicas da Universidade de Rice, no Texas - mostrou que fumar maconha, na maioria dos casos, não leva nem ao aumento do consumo da própria maconha.

De acordo com William Martin, diretor do programa, os gráficos, originalmente criados pelo especialista Brian C Bennett, traçam o padrão do consumo de drogas no país há mais de 40 anos.

Martin explica: “A reputação da maconha como uma "porta de entrada” para outras drogas não é apoiada pelos dados, e não leva nem ao aumento no consumo da própria maconha. Mais da metade dos entrevistados com menos de 60 anos a usaram em algum momento da vida, mas apenas menos de 10% a usam regularmente.“

"Pouquíssimas pessoas progridem para o consumo de drogas mais pesadas. Apenas 0,6% usam cocaína mensalmente, e este número cai para 0,2% no caso da heroína e da metanfetamina.”

“O álcool causa muito mais danos pessoais e sociais do que qualquer outra droga. Drogas ilegais são responsáveis por apenas 20% dos transtornos de abuso de substâncias nos Estados Unidos.”


Fonte: Blog de Rob Waugh no Yahoo

  • Sobre o autorAdvogado e Pesquisador
  • Publicações449
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12022
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cientistas-afirmam-que-maconha-nao-e-porta-de-entrada-para-outras-drogas/378415269

Informações relacionadas

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Notíciashá 8 anos

Não é a maconha! Álcool é a 'porta de entrada' das drogas, aponta pesquisa

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Notíciashá 9 anos

Maconha é menos mortal que álcool e tabaco, afirma estudo

Arthur Sales, Advogado
Modelosano passado

XXXVI Exame de Ordem Unificado (2022.3) - Peça prático-profissional da 2ª fase de Direito Civil

Liberdade Juridica, Administrador
Artigoshá 10 anos

10 razões para legalizar as drogas

Paulo Moleta, Advogado
Artigoshá 9 anos

10 razões para não legalizar as drogas

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente não podemos considerar que a maconha seja a "porta de entrada" para outras drogas, seria irracional generalizar tal proposição sem levar em consideração outras drogas "lícitas" comercializadas no Brasil, a exemplo do álcool e o tabaco. Porém, a criminalização da maconha e de outras drogas ilícitas (cocaína, crack, etc) pode ser considerada uma das principais responsáveis pelos altos índices de criminalidade atual, como a guerra e o controle do tráfico, crimes violentos letais e intencionais, além de contribuir para a destruição dos valores familiares. continuar lendo

Meu Deus! Com todo respeito. Em que país vc vive? As drogas estão consumindo todo mundo. Que absurdo esse artigo. continuar lendo

Quando a pessoa mesmo com dados prefere ser cega. Pessoas, evitem ser um Josué. continuar lendo